quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O que é ser cirurgião de cabeça e pescoço





A cirurgia de cabeça e pescoço não é uma especialidade reconhecida como tal em Portugal - antes constitui uma área cirúrgica comum a outras especialidades cirúrgicas, como a Cirurgia Maxilofacial, Cirurgia Geral , ORL e ainda Cirurgia Plástica e Reconstrutiva. Não tem assim curriculum formativo estabelecido uma vez que congrega Especialistas de diversas áreas cirúrgicas . No entanto exige desses Cirurgiões um período mais ou menos extenso de treino cirúrgico complementar.

É pois uma área cirúrgica difícil, complexa, altamente diferenciada e que exige de quem a ela se dedica elevadas capacidades técnicas , além de um perfil humano muito especial que envolve um grande sentido humanista e até coragem física .

Não digo isto por ser Cirurgião de Cabeça e Pescoço, embora a experiência continuada de mais de 20 anos de actividade exclusiva nesta área me permitam afirmá-lo com conhecimento directo da questão.
Ao fim de todos estes anos de actividade cirúrgica, a que se associam muitos anos de docência e alguma investigação e, sobretudo, uma fantástica aprendizagem de vida com os meus doentes, não posso deixar de me considerar realizado.
Sobretudo por ter adquirido o sentido de humildade de quem está sempre pronto a aprender por não saber tudo e a interrogar para ampliar o horizonte do seu conhecimento.
Ser Cirurgião é um longo percurso de sacrifício pessoal e familiar, de muita responsabilidade profissional e social. Não é um privilégio mas uma fonte de obrigações para com os doentes.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.